top of page
Encerramento de luto - Pepyakà Krikati
Ilustração para plataforma práticas desviantes
Ilustração para plataforma práticas desviantes
Encerramento de Luto - Pepyakà Krikati
Pepyakà Krikati

Me chamo Pepyaká Krikati, sou do Povo Krikati que se localiza no Suldoeste do Maranhão, desde de minha adolescência faço registros fotográficos do meu povo nas festas culturais da aldeia e, depois disso eu comecei a fazer cobertura no movimento indígena nos encontros nacionais que acontecia, como Acampamento Terra Livre e Marcha das mulheres Indígenas para compartilhar nas redes sociais,  sempre foi um sonho e desejo meu fazer isso e mostrar para outras pessoas, pois através dos click’s pelas lente eu conseguia me comunicar. Faço parte da rede de jovens comunicadores indígenas da COIAB - Coordenação da Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, a organização atua em 09 estados da Amazônia Brasileira.

Amjohquehn (encerramento de luto) acontece quando um parente nosso parte para a aldeia dos mortos. Nós nos desfazemos dos bens materiais da pessoa que se foi, pois na nossa cultura nós acreditamos que isso prende o me carõo (espírito) aqui na terra. e feito isso, se inicia o luto.

 

O luto dura de 5 a 6 meses e durante esse período nós nos resguardamos e não podemos cortar os cabelos, não podemos fazer as nossas pinturas com Jenipapo e passamos um tempo sem cantar nossos cantos tradicionais no pátio, entre outras atividades coletivas.

 

Uma roça é feita antes de iniciar o ritual de encerramento de luto e lá nós plantamos milho, arroz, mandioca, abóbora, amendoim, cana, fava e feijão, para ajudar na alimentação das pessoas que participarão do ritual.

 

Passado o período do luto, se inicia a celebração.

Neste ritual, uma tora é especialmente cortada e preparada, sendo escavada internamente para deixá-la menos pesada para a corrida. Essa tora pode ser de buriti ou da árvore barriguda. Quando terminada a sua preparação, ela é pintada com urucum.

 

Nos dias anteriores ao final do Amjohquehn, os jovens podem realizar corridas diárias de tora, de flecha ou corridas livres ao redor do pátio.

Mas no dia que antecede a corrida com a tora preparada, nós cortamos o nosso cabelo, nos preparamos para receber as pinturas e os parentes se reúnem no pátio da aldeia para passar a noite realizando cantos tradicionais. 

 

Cada tora representa a própria pessoa que se foi e antes de dar início a corrida, os parentes se reúnem em volta da tora e relembram memórias do seu ente querido. em seguida, se inicia o choro de despedida no qual os mais velhos choram e cantam para dar início a corrida de tora. 

Dado início a corrida, os jovens começam a correr carregando a tora nas costas até chegar à aldeia, revezando e passando a tora de um para o outro e a corrida é finalizada no pátio da aldeia. 

 

Para nós povo Krikati, a existência desses rituais nos dias de hoje são práticas de fortalecimento e de resistência, de movimento e relacionamento com os seres da natureza, com os me carõo (espíritos) e com a organização dos ciclos de vida.

 

A minha relação com a fotografia se deu na adolescência, quando vi algumas fotografias em retratos, dos mais velhos, de minha mãe e de todos que gostavam de participar das festas culturais. Daí quando surgiu as câmeras eu quis uma para capturar as festas culturais, pois na época não existia alguém encarregado disso, só tinha uma câmera de filmagens antiga, mas como não existia HD ou computador eu tirava as fotos com o desejo de um dia poder mostrar esses registros a todos. Atualmente sou um jovem comunicador pela COIAB e fico feliz em estar atuando dentro da minha comunidade pois através dos meus registros fotográficos eu quero contribuir com a preservação de uma cultura que a colonização tentou e segue tentando diariamente destruir, nos impondo formas de vida nocivas. 

 

A nossa cultura segue presente no nosso dia-a-dia e eu enquanto jovem comunicador quero lutar para que a nossa forma de vida e nossa cosmologia seja respeitada.

Encerramento de Luto - Pepyakà Krikati
Encerramento de Luto - Pepyakà Krikati
Encerramento de Luto - Pepyakà Krikati
bottom of page